10/05/2010

On the road a caminho

Walter Salles confirma adaptação do livro de Kerouac e anuncia o elenco

Depois de dizer que precisava de um “milagre’’ para que On the Road saísse do papel, Walter Salles confirmou que o filme será rodado em agosto, com Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart no elenco. – Foram necessários quatro anos de pesquisa e trabalho para o filme se tornar possível, a exemplo do que houve com Diários de Motocicleta – disse Salles.

Como no caso de Diários (2004), foi uma companhia europeia (MK2) que fez o tal “milagre’’ acontecer, depois que o cineasta exibiu um trecho do documentário sobre a adaptação do livro de Jack Kerouac em San Francisco, no fim de abril (Salles viajou por todo os Estados Unidos, seguindo os passos de Kerouac). Desde então, o diretor de Central do Brasil (1998) conseguiu confirmar o financiamento – fechado na última quarta-feira – e a presença dos mesmos atores que havia escolhido há dois anos, quando não eram famosos como hoje.

Sam Riley (que interpretou de forma impressionante Ian Curtis em Control, cinebiografia do vocalista da banda Joy Division) viverá o protagonista do livro, Sal Paradise, alter ego de Kerouac. Sobre Kristen Stewart, que interpretará Marylou, Salles afirma que a convidou depois de ver sua atuação em Na Natureza Selvagem (2007), de Sean Penn. Ou seja, antes de a atriz se tornar a Bella da saga Crepúsculo.

– Ela conhece o livro de Kerouac a fundo e permaneceu fiel ao projeto durante todo o tempo em que o filme procurava financiamento. É uma atriz que não recusa o risco, como a personagem incandescente que vai viver em On the Road – elogia Salles.

Para o cineasta brasileiro, ela poderia estar estrelando projetos com orçamentos muito maiores, mas “fez a opção de participar de um filme independente, produzido por uma companhia francesa, pelo que o filme diz’’.

– Nos dias que correm, não é pouco. O mesmo pode ser dito de Garrett Hedlund, um jovem ator que participou do longo processo de casting realizado para o filme e fez um ótimo teste para o personagem de Dean.

Baseado em Neal Cassady, figura fundamental da geração beatnik, Dean Moriarty é o segundo personagem mais importante do livro, depois do protagonista. Hedlund foi visto no policial Quatro Irmãos (2005) e estará ao lado de Jeff Bridges na ficção científica Tron – Legacy.

On the Road, diz Salles, deverá ter locações nos Estados Unidos, no Canadá e no México. A montagem será feita no Brasil. O filme é coproduzido pela American Zoetrope, de Francis Ford Coppola, que detém os direitos do livro para o cinema desde 1979. A equipe principal inclui o roteirista indicado ao Oscar José Rivera (Diários de Motocicleta) e o compositor argentino Gustavo Santaolalla, ganhador de dois Oscar, por O Segredo de Brokeback Mountain e Babel.