O nome Jackson Rathbone não é um que muitos conhecem, o que é chocante, considerando-se que Rathbone interpreta Jasper na saga Twilight, é um membro da banda 100 Monkeys, e é um produtor e diretor indie.
Rathbone recentemente terminou de filmar The Last Airbender, com o diretor M. Night Shyamalan. O filme, baseado no desenho animado da Nickelodeon, que une os quatro elementos (ar, água, terra e fogo) depois que uma guerra brutal é iniciada. Um século passou desde que a destruição começou e pouco foi feito para mudar essa situação. O personagem de Rathbone, Sokka, trabalha ao lado dos quatro elementos para reestabelecer a paz no mundo.
Abaixo está um resumo de uma entrevista feita em uma chamada em conferência de Rathbone com nove universidades pelo país, falando do filme.
Santa Monica College: Como você se preparou para o papel do Sokka?
Houveram dois meses mais ou menos de treinamento intenso de Kung Fu em Los Angeles, de três horas por dia. Nós tivemos duas semanas de ensaios da Philadelphia, onde nós passamos pelas cenas e o processo foi muito natural. Shyamalan é um diretor muito natural; foi muito fácil trabalhar com ele.
Northwestern University: Já que você estava tão ocupado filmando, o que você fazia quando tinha tempo livre?
Eu nunca gosto realmente de ter tempo livre. Enquanto eu não estava filmando, eu também estava tocando com a banda, assim como começando a produzir um filme com um colega de banda, Jared Anderson. Eu estava tão ocupado preparando o trailer para aquele projeto quanto com as novas músicas da banda, quando eu chegava em casa à noite. Eu não pretendo ter muito “tempo livre.”
DePaul University: Você assistia o desenho original?
Eu sempre soube da existência dele, mas não assistia muito durante o processo de audição. Mas durante o filme, eu queria me afastar um pouco dele e meio que fazer isso da maneira mais natural e realista possível. Essa é uma das dificuldades com um personagem de show animado, tentar condensá-lo em um filme de duas horas. Com as artes marciais extremas e o domínio dos elementos, foi de longe muito mais sério. Ainda que eu fosse um fã, eu tentei me manter distante do show, mas meus amigos ficaram muito animados quando descobriram que eu ia interpretar esse personagem.
Hillsborough Community College: O que atrairia o público de uma universidade para gostar do show da Nickelodeon?
No fim das contas, o assunto que atrai todo mundo está na história: se descobrir. É uma história de amadurecimento. A idéia de manipular os elementos sempre foi um espanto, então a habilidade de trabalhar com eles com contra eles e o que isso significa deve atrair o público.
University of Arizona: Foi justo você não poder controlar os elementos? Você ainda tem a chance de lutar?
Foi divertido já que eu estava trabalhando com Noa Ringer (que pode manipular os quatro elementos) e Nicola Peltz (que interpreta a irmã do Sokka, uma dobradora de água) e eles podiam controlar os elementos, eles me zoavam por não poder controlar nada. Eu dizia que meu super poder era meu humor afiado.
SMC: Se você pudesse manipular os elementos, qual elemento seria e porque?
Eu acho que eu manipularia a água. É um dos recursos mais abundantes que nós temos e 80% do corpo humano é água, e o planeta é mais ou menos o mesmo. Eu sempre fui um fã do Bruce Lee e das coisas que ele escreve, e ele fala muito sobre o que significa ser como água.
Northwestern: Como foi essa experiência no set?
Foi um prazer e muito divertido. Nós tivemos muitos treinos de artes marciais e as melhores pessoas nos treinando. Nós na verdade filmamos as duas primeiras semanas em Greenland, onde estava extremamente frio, e eu não acho que eu teria outra razão para ir lá, além de filmar. Foi como uma grande família. Shyamalan gosta de ter os mesmos atores e a equipe trabalhando em seus filmes e isso cria esse elemento familiar. Enquanto você está filmando, não é como se você estivesse trabalhando; é como, hora da brincadeira.